O tema da solidariedade num conjunto de livros para crianças

“A Menina das Galochas” de Rita Sobral

Esta é a primeira de duas histórias do livro “Conversas do Céu e da Terra”. Uma narrativa poética que nos leva até um lugar triste, cinzento e sem vida onde as crianças nunca tinham visto o sol, mas sabiam que ele existia através de alguns meios de comunicação ou de conversas com pessoas mais velhas. A chuva vinha todos os dias à mesma hora, e uma menina, apesar de tudo, muito alegre, calçava as suas galochas para ir brincar nas poças de água. Um dia a menina das galochas vê um filme que a leva a querer pintar as nuvens de forma a trazer o sol aquele lugar. Então constrói uma escada e pinta diferentes cenários, o céu azul, o sol brilhante e todas as estações do ano. É então que a magia acontece e aquele lugar deixa de ser cinzento e passa a ter todas as estações, do Inverno até ao Verão. O sol transforma a natureza e a “Menina das Galochas fica conhecida por ter devolvido àquele lugar uma vida colorida”.

Quando falamos com as crianças sobre os “Direitos Internacionais da Criança” somos conduzidos a outras relidades, a lugares deste planeta onde as crianças não usufruem desses direitos. Antes da leitura desta história pode iniciar-se um diálogo sobre o que as crianças vêem nos meios de comunicação, sobre o que ouvem nas conversas com os mais velhos. É possivel pesquisar mais sobre esses lugares para depois construir uma lista de situações e lugares onde os direitos da criança estejam esquecidos. Ver filmes que possam despertar nelas o sentimento de solidariedade universal.


Depois da leitura de “A Menina das Galochas” podemos continuar o diálogo descobrindo outras ideias para “pintar” outros lugares. O que cada um faria para diminuir a tristeza das crianças nas situações anteriormente descritas? Terá sido a alegria da menina responsável pela transformação? Será que só somos solidários quando partilhamos coisas, ou podemos também partilhar ideias, alegria e amor? Pode parecer impossivel que a magia da história funcione, mas quem sabe...se todos agirmos como ela...


Entretanto podemos fazer algo na nossa escola de forma a mudar os cenários, tal como acontece no lugar da menina das galochas. Um projecto de decoração da sala de aulas ou de outros espaços da escola em articulação com expressão plástica, pode ajudar a que a alegria de cada um transforme cada lugar, trazendo alegria a todos.

Esta narrativa poética transmite-nos a ideia de que todos temos algo para dar, de que todos podemos ajudar a “pintar” um mundo melhor. Partilhar ideias, alegria e sentimentos positivos pode ser a magia necessária. Partilhar sem esperar nada, porque “A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca” Antoine de Saint Exuperi .

in trabalho de Mestrado de Carla Ferreira

2 comentários:

  1. Óptimo trabalho...fantástica equipa! eheh .. estamos de parabéns! Beijoca grande * Cristina Ruivo

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  2. Foi a abordagem mais conseguida que alguma vez li em relação a este conto que é pequeno em tamanho e muito grande em conteúdo!Parabéns Carla

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